Uso do aço inox na Energia Solar

BLOG DO INOX

Uso do aço inox na energia fotovoltaica

Todos os dias, a abundante luz do sol que chega até à terra, carrega consigo uma fonte de energia limpa e praticamente inesgotável que, graças às tecnologias existentes, pode ser captada e utilizada por nós. 

A utilização do aço inox nas estruturas dos painéis solares garante durabilidade e vida longa ao sistema de captação dessa energia.

Existem duas formas de se captar a energia solar, através dos sistemas de aquecimento solar para água e dos sistemas solares fotovoltaicos, que podem gerar toda a energia de uma casa ou empresa. 

Essas tecnologias são, hoje, as mais utilizadas no Brasil e se espalham a cada ano entre as casas, fazendas, empresas e até mesmo indústrias.

O termo fotovoltaico significa a transformação da radiação solar diretamente em corrente elétrica por meio das células fotovoltaicas.

Para a energia fotovoltaica ser aproveitada para gerar energia elétrica, as células fotovoltaicas precisam ser montadas dentro de um painel solar visando proteção e durabilidade. Este, por sua vez, deve ser  resistente o suficiente para resistir a condições climáticas extremas, como, por exemplo, maresia, chuva de granizo, etc.

Devido à constante exposição ao tempo e à comprovada resistência mecânica e à corrosão do aço inox, o material, em sua maioria do tipo AISI 304, vem sendo bastante utilizado em formato de lâminas finas, nas estruturas dos painéis solares.  Uma garantia de durabilidade e vida longa.

Paineis de energia solar.

administrador

OUTROS ARTIGOS

Nossos especialistas compartilharam conhecimentos valiosos em diversos artigos, cobrindo uma ampla gama de tópicos relacionados ao aço inoxidável. Enriqueça seu entendimento e aprofunde sua apreciação por esse material essencial.

CONFIRA NOSSOS CURSOS

Treinamentos ao vivo com os melhores especialistas de aço inox.