Os produtos do aço inoxidável desempenham um importante papel ao aprimorar a higiene nos restaurantes, nas cozinhas públicas, nas escolas, nos hospitais, bem como em outros estabelecimentos ligados à alimentação ou à saúde.
O aço inoxidável evita a contaminação do alimento e da água e mantém o frescor dos artigos manuseados. Em aplicações de contato com alimento, o consumidor quer hoje o mesmo nível elevado da funcionalidade, da segurança do alimento e da limpeza que é requerido tipicamente em cozinhas de restaurantes ou nas indústrias de processamento de alimentos
Uma cozinha industrial é aquela que utiliza recursos profissionais para a produção de alimentos. Existe uma série de boas práticas de higiene que devem ser observadas no processo de alimentação, a fim de evitar a contaminação e garantir a salubridade do ambiente e dos alimentos que são manipulados e servidos ao consumidor final. Portando, ao se montar uma cozinha industrial, deve-se ter cuidado com todos os itens que dela irão fazer parte, pois terão que ser resistentes e de fácil limpeza. E o material que alia essas duas qualidades é, sem dúvida alguma, o aço inoxidável.
A preferência do consumidor tem privilegiado as qualidades higiênicas, a estética e a facilidade de manutenção do aço inoxidável. O crescente número de mulheres que se junta à força de trabalho tem demandado soluções que tornem mais rápidas as tarefas domésticas. Esta exigência vem determinando a preferência pelo aço inoxidável como material construtivo dos equipamentos e utensílios domésticos, principalmente na cozinha moderna.
Em utensílios utilizados para servir a comida, o aço inoxidável é preferido e requerido, por resistir a líquidos agressivos, a materiais abrasivos e a dispositivos em geral que provocam impacto, sem desprender nenhum composto indesejável e mantendo sua aparência atrativa.
O aço inoxidável é fácil de limpar e com somente um mínimo da manutenção, este pode ser mantido na condição como-nova por décadas. O aço inoxidável é mecanicamente resistente. Pias de cozinha e utensílios próprios para cozinhar aguentam as severas condições de choques mecânicos e da abrasão, comuns em qualquer cozinha. O aço inoxidável tem uma superfície que se auto-regenera. A razão pela qual o aço inoxidável tem uma resistência de corrosão elevada é sua chamada “camada passiva”, que é formada na superfície. Um mecanismo de auto-reparo caracteriza esta camada, que é o segredo de sua durabilidade proeminente.
A habilidade do aço inoxidável em adequar-se a estas demandas estritas e a caraterística de fornecer simultaneamente facilidade de limpeza e higiene superiores conduziu à sua aceitação como a primeira opção para atendimento à clientela de restaurantes e de outros estabelecimentos congêneres e também nos nossos lares.
Atualmente existe no mercado uma infinidade de produtos em inox destinados à preparação até o ato de servir a mesa. São as panelas, caçarolas e frigideiras, no entanto, que vêm ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas. A tendência é que a participação do inox nesse segmento cresça em face ao grande diferencial que oferece em relação à concorrência. Elas são bonitas, fáceis de limpar, mais saudáveis e duráveis.
Procedimentos de limpeza
Os utensílios de aço inox são muito duráveis, basta seguir os procedimentos corretos de limpeza: usar água, sabão, detergentes neutros ou removedores à base de amônia, diluídos em água morna sempre aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon.
Para eliminar alimentos queimados ou gorduras, o utensílio deve ser deixado de molho em água morna com um pouco de detergente. Depois lavado com água morna, sabão e esponja de náilon, esfregando-se na direção do polimento. Jamais utilizar esponja de aço comum para limpar inox. Ela arranha as partes polidas e deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.
A secagem imediata evita o aparecimento de manchas na superfície do produto. E mais: os produtos em aço inoxidável podem também ser utilizados em máquinas de lavar louças. Quando se fala em estado de conservação, o inox tem condições de superar qualquer outro material se levado em conta o seu ciclo de vida. Quase sem custos de manutenção durante sua extensa vida útil, e ao final ele é, ainda, totalmente reciclável.