Os aços inoxidáveis martensíticos têm uma excelente relação resistência/peso, forte resistência à corrosão, boa dureza e uma ampla gama de aplicações, das quais as mais conhecidas são provavelmente os aços para facas, que são capazes de manter uma aresta viva.
Os aços inoxidáveis martensíticos são similares aos aços carbono e de baixa liga, são semelhantes aos aços inoxidáveis ferríticos. Devido a adição de carbono, podem ser endurecidos e a resistência aumentada pel tratamento térmico, da mesma forma que os aços carbono. Os aços inoxidáveis martensíticos foram o primeiros aços inoxidáveis desenvolvidos comercialmente (com os talheres) e têm teor de carbono relativamente alto (0,1 – 1,2%) em comparação com outros aços inoxidáveis e contendo entre 12 e 18% de cromo.
Na condição recozida, apresentam limite de escoamento com cerca de 275 MPa e então podem ser usados normalmente quando usinados, conformado ou trabalhado a frio nessa condição. A resistência mecânica obtida pelo tratamento térmico depende do teor de carbono da liga. Aumentando o teor de carbono aumenta dureza mas diminui a ductilidade e tenacidade. Os aços com teores de carbono mais elevados são capazes de serem tratados na dureza de 60 HRC.
A melhor resistência à corrosão é obtida no tratamento térmico, ou seja, na condição temperado e revenido. Os martensíticos foram desenvolvidos com adições de nitrogênio e níquel mas com teores de carbono mais baixos que os tipos tradicionais. Estes aços têm melhor tenacidade, soldabilidade e resistência à corrosão.
Principais benefícios
- Resistência à corrosão moderada;
- Endurecido pelo tratamento térmico (têmpera/revenido) e portanto, apresentam altos níveis de resistência e dureza;
- São magnéticos;
- Em temperaturas até 425 graus Celsius, onde se deseja elevadas propriedades mecânicas e resistência corrosão.
Aplicações
Usos comuns :
- Cutelarias, lâminas de faca (tipo 410, 420 , 498);
- Componentes do motor (tipo 410);
- Instrumentos cirúrgicos (tipo 420);
- Discos de freio (tipo 420);
- Eixos (tipo 410, 440).
Principais acabamentos
Em função dos produtos virem da Usina e posteriormente terão tratamento de têmpera e revestimento, para bitolas abaixo de 6.35mm utiliza-se o acabamento 2D e acima de 8mm o acabamento Nº1 .