Aplicação do aço inox na saúde

BLOG DO INOX

Aplicação do aço inox na saúde

Imagine um bisturi, uma pinça ou até mesmo uma faca de uso hospitalar produzida em aço comum, bronze ou mesmo em bambu. Imaginou? Pois antes da invenção dos aços inoxidáveis, esses eram os materiais utilizados na fabricação de instrumentos médicos e hospitalares.

Desde o início do século 20 os instrumentos cirúrgicos têm sido feitos de aço inoxidável. Esses instrumentos complexos são normalmente submetidos a diversas etapas de esterilização, desinfecção e limpeza, e o aço inoxidável é o material indicado pois resiste aos mais rigorosos processos sem perder sua resistência à corrosão. A facilidade de limpeza do inox imprime às atividades ligadas à área da saúde, uma marca de garantia na higiene dos serviços de atendimento clínico no mundo inteiro.

Muitos instrumentos hospitalares possuem formatos diferentes, o que requer dos materiais versatilidade e excelentes propriedades mecânicas. Vários aços inoxidáveis apresentam excelente conformabilidade e facilidade para soldar, o que auxilia o projetista a criar instrumentos que vão desde simples agulhas até complexos instrumentos de sucção.

São muitos os tipos de acabamentos ofertados para os aços inoxidáveis, entre eles os lisos e os lixados com baixa rugosidade, o que dificulta a proliferação de micro-organismos e a formação de biofilmes e torna o inox higiênico, impermeável e asséptico.

O aço inoxidável também é usado no design envolvente de dispositivos eletrônicos, como monitores médicos, para evitar interferência eletromagnética.

Os tipos mais comumente usados na área médica são os martensíticos, que são utilizados nos instrumentos que requerem bordas afiadas de alta qualidade.

Para aplicações médicas / cirúrgicas gerais, os aços austeníticos 304 e 316 são os mais indicados, sendo utilizados em pinças, alicates, tesouras, em equipamentos como carrinhos, macas, bandejas e nos centros cirúrgicos dos mais modernos hospitais.

Vantagens do aço inoxidável para a indústria da saúde:

  • Não absorvem umidade;
  • Facilidade de limpeza;
  • Excelente resistência à corrosão;
  • Facilitam processos de esterilização e desinfecção;
  • Excelente conformabilidade (aços austeníticos);
  • Fácil de soldar (aços austeníticos);
  • Material higiênico;
  • Resistente à tração;
  • Durabilidade;
  • Pode ser combinado com outros metais;
  • Não magnético (aços austeníticos).

OUTROS ARTIGOS

Nossos especialistas compartilharam conhecimentos valiosos em diversos artigos, cobrindo uma ampla gama de tópicos relacionados ao aço inoxidável. Enriqueça seu entendimento e aprofunde sua apreciação por esse material essencial.

CONFIRA NOSSOS CURSOS

Treinamentos ao vivo com os melhores especialistas de aço inox.