O aço inoxidável está em todo o mundo e contribui para todos os aspectos de nossas vidas. Encontramos aço inoxidável em nossas casas, em nossos edifícios e escritórios, nos veículos em que viajamos e em todos os setores industriais imagináveis.
A história do aço inoxidável seria incompleta sem celebrar até que ponto ele permitiu a inovação não apenas na área de melhor desempenho, mas também nos aspectos estéticos mais intangíveis. De fábricas de produtos químicos a equipamentos médicos e edifícios icônicos revestidos de aço inoxidável, o aço inoxidável fez – e continuará a fazer – uma grande contribuição para quase todos os aspectos de nossas vidas.
Com durabilidade, reciclagem, versatilidade e apelo estético, o aço inoxidável está bem posicionado para continuar a inovar e expandir suas aplicações.
INDUSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
A popularidade dos aços inoxidáveis não passou despercebida na indústria de alimentos e bebidas.
“Há muito se sabe que o leite em contato com ferro e cobre não apenas adquirirá um sabor metálico, mas corroerá esses metais prontamente”. A moderna indústria de processamento de leite é preenchida com equipamentos de aço inoxidável, principalmente do tipo 304 / 304L.
Alguns materiais não resistem bem à ação de compostos de limpeza que são comumente usados em laticínios, mas que a liga 18-8 (304) é adequada para esses compostos de limpeza. Hoje, os ácidos de limpeza típicos e compostos desinfetantes de hipoclorito que são usados não apenas na indústria de laticínios, mas também na maioria das fábricas de alimentos e bebidas em todo o mundo.
Uma liga de aço inoxidável corretamente escolhida não alterará o sabor ou a aparência do produto alimentar. No entanto, é a capacidade de suportar o uso repetido dos produtos químicos desinfetantes ao longo da vida útil do equipamento que levou ao uso generalizado de aço inoxidável em todos os setores da indústria de alimentos e bebidas. Os produtores podem, então, garantir a segurança dos seus produtos alimentares.
Arquitetura
Outra área de rápida aceitação foi na arquitetura. O primeiro uso registrado para esse fim foi em 1929, em Londres, no Savoy Hotel, onde um dossel de calçada e uma placa foram erguidos com a liga 18-8. Estes foram logo seguidos por dois arranha-céus icônicos em Nova York que usavam aço inoxidável como elemento dominante em seus exteriores: o Chrysler Building em 1930 e o Empire State Building em 1931.
Desde então, muitos edifícios de prestígio em todo o mundo usaram aço inoxidável, incluindo a Petronas Tower em Kuala Lumpur, a Trump Tower em Chicago e a Jin Mao Tower em Xangai. Relacionado à arquitetura está a escultura, e Isamu Noguchi convenceu a Associated Press em 1940 a aprovar aço inoxidável em vez de bronze para sua escultura acima da entrada de seu prédio em Nova York. Desde então, artistas de todo o mundo têm usado aço inoxidável, principalmente 304L ou 316L, em seus trabalhos. O Arco de St. Louis, nos EUA, o Peis (Peixe) de Frank Gehry em Barcelona, Espanha, e mais recentemente Genghis Khan na Mongólia são exemplos do que pode ser feito com aço inoxidável.
Energia
No amplo campo da energia, os aços inoxidáveis têm sido usados para extrair petróleo e gás contendo substâncias perigosas, bem como para uso nas etapas de refino. Para usinas de energia, o aço inoxidável é usado extensivamente em baixas e altas temperaturas, seja o combustível carvão, petróleo, gás, urânio ou resíduos. As estações hidrelétricas usam aço inoxidável para portões de barragens, bem como turbinas. Muitas das tecnologias de energia sustentável estabelecidas, como solar e geotérmica, estão usando aço inoxidável, bem como a atual indústria de biocombustíveis com milho ou cana-de-açúcar como matéria-prima.
A água doce é um bem essencial para a humanidade, e o aço inoxidável é amplamente utilizado em estações de tratamento de água potável, bem como de águas residuais. A produção econômica de água doce a partir de água do mar ou água salobra por dessalinização também requer o uso de aço inoxidável. Em alguns países, tubos subterrâneo de aço inoxidável são usados para fornecer água potável às casas para evitar vazamentos ou, em outros casos especiais, para proteger o meio ambiente fora do tubo ou a água dentro do tubo. O encanamento de aço inoxidável também é comum em certos países e oferece uma opção duradoura e de baixa manutenção.
Cirurgias
O primeiro exemplo registrado de um implante cirúrgico de aço inoxidável austenítico é de 1926. Instrumentos médicos também são conhecidos a partir desse período de tempo. A capacidade de esterilizar fácil e repetidamente componentes que entram em contato com o corpo humano ou são usados em hospitais e clínicas contribuiu para a aceitação precoce do aço inoxidável. Hoje, existem especificações internacionais bem estabelecidas para os materiais utilizados nesta indústria. Por exemplo, as ligas de aço inoxidável para implantes devem atender a rigorosos requisitos de limpeza metalúrgica e ser completamente não magnéticas para que o paciente possa ser submetido com segurança ao diagnóstico por Ressonância Magnética.
Aplicações no futuro
O forte crescimento no uso de aço inoxidável continuou nas últimas décadas, apesar dos desenvolvimentos rápidos e diversificados em outros materiais e da turbulência econômica mais recente.
A sociedade está evoluindo rapidamente e enfrentando desafios em escala global. A população está aumentando, as expectativas estão crescendo e os recursos são limitados. Por conseguinte, temos de utilizar esses recursos de forma mais eficiente. Isto é particularmente evidente para a energia, onde o aço inoxidável já desempenha um papel importante nos combustíveis fósseis mais difíceis de extrair.
As propriedades de resistência à corrosão e ao calor do aço inoxidável são fundamentais para operações mais econômicas. O mesmo se aplica às fontes renováveis que estão agora a ser desenvolvidas, como a energia das ondas e os biocombustíveis provenientes de novas fontes orgânicas.
A necessidade segura e de maior qualidade nos setores mundiais de alimentos e bebidas e de água só aumentará, especialmente porque os produtos alimentícios podem vir de qualquer lugar do mundo. O aço inoxidável evoluiu como o material de escolha nestas indústrias, tanto industrial quanto doméstica, e é provável que continue a atender às demandas de uma população global
Esta população crescente, combinada com um rápido movimento para a urbanização, requer uma infraestrutura de transporte expandida e mais eficiente. As características do aço inoxidável permitem que ele forneça projetos leves e duráveis, levando a um desempenho mais eficiente, segurança, menores requisitos de energia e emissões reduzidas, proporcionando menores custos de ciclo de vida.