O surgimento das artes em geral está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana. Os artistas lidam com papel, tinta, gesso, argila, rochas, madeira, minerais e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças e obras.
Yokohama, Japão. Fonte: Worldstainless
Dentre os metais, é fácil pensar em aço inoxidável em relação a tubos, painéis e perfis na indústria da construção e arquitetura, mas se um artista pegar o produto e o transformar em esculturas incrivelmente bonitas por causa da sua praticidade por seus diversos tipos de acabamento liso, escovado, lixado, fosco, brilhante, colorido e altamente polido e com propriedades de manipulação fazem com que seja admirado e com uma longevidade sempre presente devido a sua resistência a corrosão.
O aço inoxidável sempre é especificado para projetos, pois suas propriedades inerentes permitem o nível de manipulação necessário para construir a expressão criativa do arquiteto, além de fornecer um acabamento de alta qualidade e esteticamente agradável.
Em termos de manipulação da forma do aço, por exemplo o acabamento colorido é uma parte intrínseca do aço inoxidável. “Isso significa que o aço inoxidável não perde cor durante a modelagem, ao contrário do alumínio, por exemplo, que precisaria ser colorido após a dobragem devido à fragilidade do revestimento anódico colorido.”
Esta escultura histórica erguida em Nanhuizui Sea Viewing Park, em Xangai. Foi fabricado de tubos de aço inox 316, representando uma carpa. Fonte: Worldstainless
Quanto a longevidade, que é um critério fundamental, ter uma vida útil mínima de 100 anos com manutenção mínima, se faz o tornar cada vez mais comum em projeto de pontes e é particularmente importante para os componentes estruturais de difícil acesso. Existem vários de tipos de aços inoxidáveis que se apresentam como um material ideal, graças às suas propriedades estruturais, conferindo-lhe propriedades mecânicas superiores a outros diversos tipos de aços. (redução de espessura)
O aço inoxidável sempre é escolhido como o principal material em esculturas por sua durabilidade, excelente resistência à corrosão e propriedades esteticamente agradáveis.
Bessbrook, Reino Unido. Artista: Alan Burke. Feito com aço inox 316.
Fonte: Worldstainless
Barramundi, Austrália. Feito com aço inox 316.
Fonte: Worldstainless
Dimensão V é uma escultura de aço inoxidável que representa uma molécula de carbono em forma de esfera. A escultura tem um diâmetro de 4 metros e está localizada no Instituto Nacional de Pesquisas Nucleares (ININ) em Ocoyoacac, no México.
Fonte: Worldstainless