Há muitas boas razões em prestar total atenção à designação do acabamento de um aço inoxidável. Na arquitetura ou outras aplicações altamente visuais, a aparência do inox é um elemento crítico de projeto. Em produtos de consumo tais como instrumentos, utensílios domésticos e automóveis, o brilho do aço inoxidável tem forte apelo a vendas. Em cozinhas, restaurantes e hospitais, o aço inoxidável com acabamento adequado ajuda a enfatizar o sentimento de limpeza e higiene. Em meios agressivos, quanto mais lisa a superfície do inox, melhor é a sua resistência à corrosão.
Os processos de acabamento dos aços inox visam conferir ao material uma superfície com características que sejam compatíveis com as exigências de cada produto a ser fabricado. A padronização de acabamentos tem por finalidade possibilitar que produtores e clientes falem a mesma língua em qualquer lugar do mundo.
Normas técnicas de países, de clientes e de fornecedores procuram ser bastante semelhantes entre si nos tipos de acabamentos, apesar de poder haver algumas diferenças de nomenclaturas entre elas.
Entre os acabamentos mais comuns encontrados nos aços inox planos laminados a frio, podem se destacar:
- Acabamento Nº 2D: Laminado a frio; fosco.
Material produzido por laminação a frio para a espessura especificada, recozido (solubilizado) e decapado. A aparência de superfície fosca de baixa refletividade é adequada para aplicações industriais e de engenharia, mas na arquitetura só é recomendável para aplicações não estéticas.
Acabamento 2D
- Acabamento Nº 2B: Laminado a frio; brilhante.
É produzido como o acabamento 2D, porém na parte final do processo se aplica uma suave laminação utilizando cilindros altamente polidos, o que dá à superfície lisa um brilho cinza suave e refletivo. Sua superfície com brilho é muito refletiva nos aços inox ferríticos, mas pouco nos auteníticos e martensíticos. Este é o acabamento superficial mais utilizado atualmente e forma a base para a maioria dos acabamentos polidos e escovados.
Acabamento 2B
Outros acabamentos importantes são o BA, que possui superfície com brilho e refletividade acentuada, e os acabamentos lixados números 3, 4, 5, 6, 7 e 8, que vão desde o “escovado” rugoso até o altamente refletivo, que pode ser utilizado como espelho ou em refletores.
Veja o artigo completo e com mais detalhes em nossa biblioteca técnica