Os aços inoxidáveis duplex formam a mais recente família de aços inoxidáveis, testados já na década de 1930 e produzidos em massa a partir da década de 1970. Suas excelentes propriedades mecânicas e sua resistência à corrosão os tornaram um material de primeira escolha para aplicações de alta carga em ambientes corrosivos.
Os aços inoxidáveis duplex tem uma estrutura mista de austenita e ferrita e como resultado tem características desses tipos básicos.
Esses aços têm umamicroestrutura duplex que é aproximadamente 50% ferrítica e 50% austenítica, o que limita a trabalhos em alta e baixa temperatura (-20 °C a 250 °C) . Uma composição típica do tipo 2205, tem 22% de cromo, 5% de níquel e 3% molibdênio com pequena adição de nitrogênio.
Os aços duplex são endurecíveis por tratamento térmico, mas são mais duros que os aços ferríticos e austeníticos na condição recozida e tem limite de escoamento médio e torno de 450 MPa. Como os aços ferríticos são magnéticos, mas tem uma boa conformabilidade e soldabilidade dos aços austeníticos. (Entretanto são necessários maiores esforço naconformação devido a sua maior resistência). Estes aços podem ser utilizadosem projeto com secções mais finas que os aços austeníticos, mas sua grande vantagem é sua maior resistência a corrosão sob tensão. O molibdênio é normalmente adicionado para aumentar a resistência a corrosão galvânica e por pite.
Principais benefícios
- Corrosão sob tensão
- Maior resistência ao ataque de íon cloreto
- Maior resistência à tração e escoamento do que os aços austeníticos e ferríticos
- Boa soldabilidade e formabilidade
Aplicações
- Linhas de tubulação (pipeline) nas indústrias de óleo e gás
- Linhas de dessalinização
- Tanques para produtos químicos
- Vasos de pressão na indústria de papel e celulose
- Trocadores de calor
- Como aços estruturais, em pontes e edifícios,etc
Principais acabamentos
Em função das aplicações mais industriais utiliza-se os acabamento laminado a quente (no.1) e laminado a frio 2D e 2B.