Aço inoxidável em meios de transportes

Aplicações dos aços inoxidáveis

Nos últimos anos ficou claro em se especificar os aços inoxidáveis como benefícios nas áreas de custo, aparência e durabilidade que são os principais fatores na decisão da construção e produção de veículos de transporte como trens, vagões de metrô, ônibus, caminhões tanques e betoneiras.

Devido à durabilidade do aço inoxidável que confere requisitos mínimos de manutenção durante a vida útil desses veículos.

Outras características dos meios de transporte com aço inoxidável no mundo, são economia significativa de gasolina, vida útil mais longa, peso de tara mais leve e custos de manutenção reduzidos.

 Os ônibus de aço inoxidável são usados extensivamente na Europa e nos Estados Unidos da América para proteger contra a corrosão causada por estradas geladas e salgadas. A corrosão dos ônibus também é um problema com veículos sujeitos a inspeções regulares de estrutura e custos de reforma. A corrosão nos ônibus resulta não apenas da exposição a ambientes marinhos, mas também da umidade e condensação e da água reciclada usada para limpeza.

A experiência internacional mostra que o aço inoxidável cumpre estes critérios graças à sua resistência à corrosão, durabilidade e qualidades de redução de peso.

A principal vantagem do uso de aço inoxidável sobre outros materiais é a sua resistência à corrosão.

Como por exemplo temos a substituição de vagões de aço carbono por aço inoxidável na Austrália que transportam carvão lavado na mina e transportado molhado. Vagões feitos de materiais suscetíveis à corrosão se deterioram muito rapidamente sob essas condições.

Os vagões de aço carbono precisam ser revestidos com zinco a cada 10 anos para proteger contra a corrosão.

Já os vagões feitos em aço inoxidável geram economias de custo e aumento do ciclo de vida.

Economias de custos adicionais são feitas com o aço inoxidável porque o design aprimorado resultou em massa de tara reduzida, o que reduz o número de vagões necessários para transportar a mesma quantidade de carvão.

 Isso leva a custos operacionais mais baixos por tonelada de carvão transportado e menos demanda na infraestrutura, já que menos trens estão circulando.

Até recentemente, a aplicação de aço inoxidável em vagões de carvão havia sido desconsiderada devido ao alto custo percebido. No entanto, com o desenvolvimento de graus ferríticos soldáveis de baixo custo de inox (tipo 410D), seu uso para vagões de carvão foi reavaliado e considerado eficaz.

A durabilidade do aço inoxidável tinha sido anteriormente reconhecida na indústria ferroviária em comboios de passageiros (tipo 301) e vagões que transportam água para regiões isoladas (tipo 304).

O aço inoxidável está agora sendo considerado para outros vagões de carga, com um pequeno número de vagões que transportam concentrados de materiais agressivos sendo construídos no tipo 316.

O aço inoxidável já está sendo usado em sistemas de exaustão automotiva. No início da década de 1990, os sistemas de escape em carros novos eram feitos principalmente de aço carbono e aço carbono revestido. Hoje, a maioria dos carros novos vem equipado com sistemas de exaustão de aço inoxidável isso se deve  aos requisitos de maior durabilidade e com cerca de 2kg a 3kg  estão nos sistemas de exaustão.

Além disso, o aço inoxidável atualmente é usado na fabricação de sistemas de retenção, componentes de combustível e freio e estruturas de reboques de ônibus e caminhões.

Componentes adicionais de aço inoxidável em desenvolvimento ou consideração pelos fabricantes de veículos incluem berços de motores, vigas de intrusão, tanques de combustível, portas traseiras e portas de elevação, para-choques e vigas de para-choques, placas de derrapagem, membros estruturais sensíveis a colisões, juntas de cabeça de cilindro, componentes de suspensão e absorção de energia, rodas e tampas de rodas.

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