Por que usar mesa de inox em uma cozinha?

Bancadas ou mesas em aço inox, são importantes para o manuseio de alimentos, além disso, também servem de apoio para equipamentos e utensílios usados na cozinha. 

Esse material é ideal e o mais indicado para o trabalho do dia a dia, pois são resistentes e seu tempo de vida útil é muito maior que outros tipos de materiais, como, plástico, madeira ou mármore e ainda não permite que as bactérias se proliferam.

O aço inox ou inoxidável, é mais resistente, pois sua composição contém pelo menos 10,5% é de cromo, o que garante que a mesa não irá oxidar e enferrujar com o tempo. Além disso, materiais como esse são fáceis de limpar, garantindo a higienização do local.

Sua aparência moderna, são convidativas para que os clientes entrem e conheçam a sua cozinha, trazendo muito mais segurança e confiança para sua clientela. 

Sendo assim, podemos dizer que para o processamento de alimentos, a mesa de inox vai garantir que seu restaurante ou qualquer outro local de maior demanda de comida atenda todas as normas exigidas pelos órgãos regulamentadores, mesas como essas são ideais, pois não transferem sabores ou cheiros estranhos para o alimento. 

Por ser um material que contém baixa porosidade também se torna perfeito para o preparo de alimentos, podemos dizer que as maiores e melhores vantagens de uma mesa aço inox é a facilidade para limpeza e também a sua durabilidade. Para a limpeza pode ser encontrado vários produtos em supermercados, ou seja, bem fáceis de encontrar, é um material que aceita qualquer tipo de produto. 

Pode ser utilizado também sabão e detergentes neutros, água fria ou morna (para quando quiser esterilizar melhor) e os removedores feitos de amônio diluído também podem ser usados. 

Agora que já sabe qual a importância de ter uma mesa de inox em seu estabelecimento, vamos ver mais algumas informações e dicas do que levar em consideração na hora de escolher a melhor mesa para você.

Saiba como escolher sua mesa de aço inoxidável

Atualmente é possível encontrar vários modelos de mesas inox e muitas dessas vezes a pessoa fica na dúvida sobre qual é a melhor para atender suas necessidades. 

Vale ressaltar que o aço inox é utilizado na fabricação de muitos outros equipamentos e utensílios para a cozinha, como, por exemplo, fogões, geladeiras, micro-ondas, cubas para pia, entre muitos outros equipamentos. 

Agora veremos abaixo algumas dicas essenciais que vão te ajudar a escolher a melhor mesa de inox para seu restaurante ou cozinha industrial, acompanhe atentamente. 

    • É importante que a mesa seja somente de aço inox, não compare mesas que os pés sejam de ferro, pois duram menos que um ano, gerando gastos a você e mesmo que pintar os pés de branco, não adiantar;
    • A estrutura da parte de dentro, ou seja, embaixo do tampo, não pode ser de ferro e nem reforçada com madeira, isso porque ela apodrece rápido demais;
    • Tenha atenção com as mesas inox, estruturadas na parte inferior com eletrocalhas, sendo geralmente utilizadas em instalações elétricas, elas tem um preço mais em conta, mas são incorretas para utilizar dessa maneira, isso porque em alguns lugares dela, são inacessíveis para limpeza devido à solda;
    • Observe se não há nenhum espaço aberto na mesa, pois são inacessíveis para limpeza e perfeito para a procriação de insetos;  
    • Não compre mesas que sejam desmontáveis, com o passar do tempo elas vão ficando frouxas e podem até ocasionar acidentes;
    • Saiba escolher o aço correto, por mais que seja aço inox existem muitas variações para ele, servindo para diferentes atividades. O aço 304 e o 430 são os mais indicados;
    • O aço 430 atende perfeitamente bem os lugares que são totalmente secos, como, por exemplo, âmbito em que as embalagens são preparadas;
    • Caso o local for molhado, como regiões de praias ou se o alimento a ser manuseado requer cuidados específicos, o aço 304 é o ideal. Caso for manipular peixes de água salgada e tomates, eles podem danificar o aço mais comum;
    • É possível usar as mesas que contém prateleiras gradeadas e fechadas, escola a que melhor atende suas necessidades;
    • A melhor espessura para o aço é de 1 mm, não tendo a precisão de ser mais grosso que isso. Porém, se a espessura for mais fina, como 0,7 mm e 0,6 mm, pode prejudicar a durabilidade da mesa.

Quais são os benefícios dE UMA MESA DE aço inox?

  • Não deixa a mesa correr facilmente;
  • Mais fácil de limpar;
  • Sua superfície não é áspera;
  • Com a aparência de estar sempre limpa;
  • Material imóvel, ou seja, não tem interação com o que está em contato com ele;

Essas são apenas algumas das vantagens de investir em uma mesa aço inox. O aço com certeza será a melhor escolha para sua cozinha, além de deixar tudo mais bonito também fará seu estabelecimento cumpra as normas estabelecidas. 

administrador

Deixe um comentário