Os aços inoxidáveis podem ter diferentes utilizações na construção civil, sejam relativas a aspectos estéticos, funcionais (estruturais – em função de suas propriedades mecânicas e de resistência à corrosão) ou de vida útil mais prolongada, bem como por aspectos de beleza e assepsia.
Do ponto de vista estrutural chama a atenção o crescente uso de aços inox em aplicações de concreto armado, como vergalhões, e em projetos como corrimãos, guarda-corpos, janelas, portas, chapas expandidas, elevadores, etc.; especialmente em orlas marítimas.
Em relação às condições de uso deve-se ressaltar os cuidados com estocagem, desembalagem e manuseio destes aços, a fim de preservar todas as suas características típicas, advindas das usinas e reprocessadores envolvidos em sua produção e adequação às especificações dos mais diversos usuários.
Dentre os principais cuidados a observar está o local de armazenagem, em ambiente coberto, ventilado e sem possibilidades de contaminação com resíduos de aço Carbono, típicos de ocorrer quando se trabalha com diferentes materiais.
Sujeiras como óleo, graxa, colas também são importantes fontes de contaminação. Cuidado adicional também deve ser rigoroso quanto a subir nos pacotes ou bobinas, com solados de borracha sujos destes materiais.
ferramentas de içamento
As ferramentas de içamento, do tipo ganchos de ponte rolante, pinças e outras devem preferencialmente ter um revestimento de feltro, para evitar danos e arranhões nas superfícies dos aços inox. Demais ferramentas devem ser periodicamente limpas com pano limpo, embebido em querosene, thinner ou outro produto similar.
As citas de amarração, antes ou após o uso parcial do aço, devem ser próprias para inox, sempre com revestimentos anti-contaminação ferrosa.
No canteiro de obra deve-se cuidar para se evitar ao máximo respingo de cimento, argamassas, sujeira como massa corrida, tintas, resíduos de fita crepe e outros produtos na fase de pintura.
contaminação por ferro
A contaminação por ferro deve ser removida imediatamente, pois na presença de umidade pode iniciar um processo de corrosão na área contaminada.
De onde pode vir?
Pelo contato com ferramentas, elementos estruturais e tubos de andaimes de aço carbono, bem como operações de soldagem, corte, furação e retificação de aço carbono.
1) Ferro e aço em pó ou particulado podem ser removidos:
2) Partículas de ferro incorporadas podem ser removidas:
3) Manchas leves de oxidação podem ser removidas com agentes de limpeza contendo ácido fosfórico, com risco mínimo de ataque ácido na superfície.
4) Respingos de cimento podem ser limpos com uma solução contendo ácido fosfórico (10-15%). Removedores de argamassa contendo ácido clorídrico podem danificar a superfície do aço inoxidável. Não é recomendável o uso.
5) Durante a montagem, podem ocorrer danos mecânicos na superfície de aço inoxidável com um objeto pontiagudo ou cortante, que podem ser eliminados da seguinte forma:
6) Quando é necessária soldagem no local, pode chegar a respingar na superfície do aço inox e esses respingos podem atuar como ponto de partida para a corrosão, por isso devem ser limpos. Para isso recomenda-se:
7) Alguns filmes plásticos se deterioram quando expostos ao sol por muito tempo, o que os faz aderir à superfície do aço inox e dificultar a remoção. Pelo calor e ação dos raios ultravioleta há este tipo de degradação. Geralmente, os filmes plásticos devem ser removidos no final da fase de instalação e montagem, começando pelo topo do edifício e descendo.
O adesivo não removível pode ser removido da superfície inoxidável das seguintes maneiras:
8) Por fim, cita-se a prática comum de remoção da marcação intencional para fins de identificação para a qual recomendamos: