O ativista ambiental Diego Saldanha, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), encontrou uma forma de curtir as férias e trabalhar em prol do meio ambiente ao mesmo tempo. Ele criou uma espécie de “peneira ecológica”, de fácil manuseio, para ajudar na limpeza da areia de praias.
Diego contou que a ideia surgiu para combater o problema rotineiro do lixo nas praias. No Paraná, na atual temporada de verão, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) disse ter recolhido cerca de 8,5 toneladas de lixo do litoral em quase dois meses.
Segundo o ativista, a peneira faz parte de um propósito de tornar a população mais consciente sobre os cuidados com o meio ambiente. Ele colocou a ferramenta em funcionamento pela primeira vez na praia de Matinhos, durante as férias.
“E é uma ação que qualquer pessoa pode fazer, qualquer pessoa que ame a natureza, que quer cuidar do seu pedacinho, que quer fazer a diferença”.
Com o equipamento, o ativista contou ter retirado da areia bitucas de cigarro, pacotes de molhos para lanche, tampinhas e outros itens, principalmente plásticos. O equipamento também capturou cacos de vidro e até uma agulha.
Ativista cria ‘peneira ecológica’ para limpar areia da praia enquanto curte férias