NOTÍCIAS ABINOX

Confira as novidades relacionados ao aço inoxidável no Brasil e no mundo.

A Proteção Eficiente que Valoriza e Preserva o Aço Inoxidável

A proteção eficiente do aço inoxidável aumenta seu valor e durabilidade, impulsionando o consumo sustentável e promovendo a cultura de produtos duráveis.

Uma proteção eficaz, como as oferecidas pelos filmes da Promaflex, preserva e agrega valor aos produtos de aço inoxidável, conhecido popularmente como inox. O inox é uma liga composta predominantemente por ferro, contendo pelo menos 10,5% de cromo. Além do cromo, outros elementos como níquel, molibdênio e manganês podem ser adicionados para conferir propriedades específicas ao material. Essa combinação única de elementos garante ao inox suas características distintivas, especialmente a resistência à corrosão e a formação de uma película passiva que protege a superfície.

“Quando pensamos em inox, associamos imediatamente à beleza, ao brilho e à resistência à ferrugem. Em qualquer aplicação que exija esse tipo de acabamento, a proteção é fundamental. Seja em fogões, bancadas de cozinha ou chapas utilizadas em revestimentos de paredes ou fachadas, é crucial que o material permaneça intacto, sem arranhões ou marcas que comprometam sua integridade”, explica Paulo Ricardo Coelho de Andrade, diretor-executivo da Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox).

“Por isso, o revestimento plástico do aço inox é tão importante. Ele só deve ser removido quando o produto estiver finalizado e pronto para o uso”, complementa Andrade.

Durabilidade e Sustentabilidade Impulsionam o Consumo Global

Paulo Ricardo Coelho de Andrade, diretor-executivo da Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox).

Andrade destaca que a crescente preocupação com a sustentabilidade está impulsionando o consumo de aço inoxidável. “Os produtos de inox não são descartáveis. Possuem alta durabilidade e excelente qualidade. Esse é um dos motivos pelos quais o consumo per capita no Japão é superior ao dos Estados Unidos, uma vez que os japoneses preferem produtos mais duráveis”, afirma.

“Quando essa mentalidade se enraíza na sociedade, os custos, mesmo que inicialmente mais altos, se justificam no médio e longo prazo”, acrescenta.

 

 

POTENCIAL DE CRESCIMENTO NO BRASIL

O executivo acredita que há um grande potencial para o aumento do consumo de inox no Brasil. Andrade observa que o consumo mundial de aço inoxidável cresce a um ritmo anual de 5,5%, superando o crescimento do PIB brasileiro. “O inox é um material mais nobre e, naturalmente, mais caro que outros materiais. Se a economia está saudável, as empresas aumentam o consumo. Além disso, a cultura de uso desse material também é crucial”, explica.

“Comparado a outros países de economia semelhante, como África do Sul e México, o consumo médio brasileiro ainda está abaixo do potencial. Precisamos fomentar no Brasil uma cultura de valorização dos produtos duráveis, visando a sustentabilidade. Essa é uma das principais missões da Abinox”, destaca.

De acordo com dados recentes da Abinox, o consumo anual de aço inoxidável no Brasil é de 422 mil toneladas (dados de 2022), com um consumo per capita de aproximadamente 2 quilos por habitante. Em contraste, a África do Sul consome em média 4 quilos por habitante, enquanto o México consome 3 quilos.

Abinox reúne grandes empresas do setor no País

A Abinox é uma entidade que reúne grandes empresas que atuam no setor de aço inoxidável no País, muitas das quais clientes da Promaflex. A associação tem o objetivo de promover e desenvolver a utilização do inox no Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado.

Ainda com a denominação Núcleo Inox, iniciou suas atividades em 13 maio de 1986 através do Comitê de Desenvolvimento do Mercado de Níquel que integrava as atividades do ICZ – Instituto de Metais Não Ferrosos. A partir de 1991, foi sucedido pelo Núcleo Inox – Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável.

A partir de 2001 o Núcleo Inox iniciou o desenvolvimento de suas atividades com a nova estrutura, passando a contar com associados patrocinadores e associados contribuintes oriundos dos mais diversos segmentos do mercado. Em 2010, a Assembleia geral de associados aprovou a mudança do nome da entidade para Abinox.

Abinox: Promovendo o Setor de Aço Inoxidável no Brasil

A Abinox reúne grandes empresas do setor de aço inoxidável no Brasil, muitas das quais são clientes da Promaflex. A associação tem como objetivo promover e desenvolver o uso do inox no Brasil, abrangendo diversos segmentos de mercado.

Originalmente denominada Núcleo Inox, a Abinox iniciou suas atividades em 13 de maio de 1986, dentro do Comitê de Desenvolvimento do Mercado de Níquel, que fazia parte do ICZ – Instituto de Metais Não Ferrosos. Em 1991, tornou-se Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável. A partir de 2001, passou a contar com associados patrocinadores e contribuintes de vários segmentos de mercado. Em 2010, a Assembleia Geral de associados aprovou a mudança do nome da entidade para Abinox.

Principais Usos do Inox

Indústria Alimentícia

  • Equipamentos de processamento de alimentos, como tanques de armazenamento e misturadores.
  • Utensílios de cozinha domésticos e comerciais, como panelas e talheres.
  • Superfícies de contato direto com alimentos em ambientes comerciais e industriais.

Indústria Química e Farmacêutica

  • Tanques de armazenamento e tubulações para produtos químicos e farmacêuticos.
  • Equipamentos de laboratório devido à resistência à corrosão.

Construção Civil

  • Aplicações arquitetônicas, como corrimãos, grades e fachadas.
  • Tubulações em ambientes corrosivos, como redes de água potável.
  • Estruturas expostas a ambientes marinhos.

Indústria Automotiva

  • Componentes de escapamento pela resistência à corrosão e ao calor.
  • Componentes de carroceria, como grades e barras de proteção.

Equipamentos Médicos

  • Instrumentos cirúrgicos e dispositivos de diagnóstico.
  • Equipamentos de esterilização devido à resistência à corrosão.

Indústria Aeroespacial

  • Componentes estruturais em aeronaves e espaçonaves.
  • Peças de motor expostas a condições extremas.

Indústria de Energia

  • Tubulações e equipamentos para usinas de energia.
  • Componentes para turbinas eólicas.

Mobiliário e Decoração

  • Mobiliário de exterior resistente à corrosão.
  • Acessórios de banheiro, como torneiras e pias.

Indústria Naval

  • Construção naval, incluindo cascos de navios e decks, devido à resistência em ambientes marinhos.

A Abinox continua a trabalhar para aumentar a conscientização sobre as vantagens do aço inoxidável e promover sua utilização em diversos setores, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a durabilidade.

Fonte: Promaflex

administrador

CONFIRA NOSSOS CURSOS

Treinamentos ao vivo com os melhores especialistas de aço inox.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Abinox traz sempre novidades e notícias do que ocorre relacionado ao inox no Brasil e no mundo para que você mantenha-se sempre atualizado.

Receba nossos informativos sobre cursos, eventos e notícias sobre o aço inoxidável no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e fique por dentro das novidades