A ligação por trem turístico entre São Paulo e Aparecida pode se tornar realidade em alguns anos caso um interessante projeto da Associação Brasileira de Preservação Rodoviária – ABPF seja concluído com sucesso.
A proposta da entidade é de oferecer o passeio nos finais de semana, a exemplo do que já faz com sucesso em diversos estados brasileiros.
Um dos propósitos da ABPF é de recuperar trechos e equipamentos ferroviários, operando trens turísticos.
Alguns dos projetos já concluídos são o “Trem de Guararema”, o “Trem dos Imigrantes” e o trajetos entre Campinas e Jaguariúna, no estado de São Paulo; o “Trem das Águas” e o “Trem da Serra da Mantiqueira”, em Minas Gerais; e o “Trem da Serra” e o “Trem das Termas”, em Santa Catarina.
Durante muitas décadas, antes da popularização do transporte rodoviário, os trens foram o principal meio de acesso a Aparecida, além de serem o principal meio de transporte do Brasil.
Volta na história
A cidade, inclusive, é conhecida popularmente como “Aparecida do Norte” em função dos trens que faziam o trajeto entre São Paulo e Aparecida saírem da antiga Estação do Norte, na capital paulista.
Com o passar do tempo, a expressão “Vou a Aparecida pela Estação do Norte” acabou sendo encurtada até virar ” Vou a Aparecida do Norte”
O projeto do trem turístico, batizado provisoriamente de “Trem dos Romeiros” foi apresentado ao Conselho de Turismo do Estado de São Paulo – Conturesp e propõe a utilização de uma composição com 10 vagões em aço inox e uma locomotiva.
Os equipamentos, que já estão sendo recuperados nas oficinas da ABPF em Cruzeiro, cidade próxima a Aparecida, são do final das décadas de 40 e 50 e pertenceram à antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, tendo operado o trajeto entre São Paulo e o Rio de Janeiro entre 1994 e 1998 com o nome de Trem de Prata.
Além de vagões de passageiros, a composição inclui vagões para bar, restaurante e até dormitórios.
A capacidade de cada viagem deverá ser de até 500 passageiros, com a expectativa de atingir até 28 mil passageiros /ano.
O trajeto entre São Paulo e Aparecida deve passar por cidades como Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Taubaté, aproveitando os trilhos usados pela MRS Logística.
Esses trilhos também passam por Guaratinguetá, Lorena e Cachoeira Paulista, que eventualmente poderiam também ser contempladas em uma futura etapa do projeto.
Segundo fonte da Associação Brasileira de Preservação Rodoviária, o projeto não prevê o uso de verbas públicas e sim o apoio do Estado de São Paulo em diversas instâncias, como por exemplo a Secretaria de Turismo, uma vez que envolverá agentes e operadores de turismo para seu fomento, beneficiando diretamente, como mecânicos, maquinistas, guias de turismo e até indiretos, envolvendo hospedagens, gastronomia e artesanato”.
Projeto viável
Uma vez implantado, o projeto do “Trem dos Romeiros” tem grande perspectiva de sucesso, pois liga o maior mercado emissor de turismo religioso do Brasil ao nosso principal destino de turismo religioso.
Outros projetos de trens turísticos já são explorados com sucesso no Brasil há muitos anos, como o da belíssima ligação entre Curitiba e Morretes (PR), operada pela Serra Verde Express; o “Trem do Vinho” operado pela Giordani Turismo entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves (RS); e a ligação entre São João del Rei e Tiradentes (MG), operada pela VLI Logística.
Fonte: Viagens da Fé